quarta-feira, 21 de julho de 2010

São João da Barra está na Segundona

Em um jogo dramático e histórico contra o Serra Macaense, nesta quarta-feira (21/07), no Estádio Expedicionário, em Macaé, a equipe de profissionais do Esporte Clube São João da Barra garantiu a classificação para a Segunda Divisão do Campeonato Estadual de Futebol Profissional, em 2011. O primeiro jogo das finais será no próximo sábado (24/07), no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, às 15h, contra o Barra Mansa, que derrotou o Três Rios por 1 a 0. Por causa do índice técnico, o Barra Mansa fará a segunda partida da final em casa.
Após vencer o primeiro jogo das semifinais por um a zero, no domingo (18/07), em casa, contra o mesmo adversário, a equipe sanjoanense, estreante entre os profissionais do Estado do Rio jogou com a vantagem do empate para obter o direito de disputar a final da Terceira Divisão. A classificação para a final já garantia o acesso do clube, com apenas um ano de fundação, à Segunda Divisão de Profissionais. Como se imaginava, o jogo ganhou contornos heróicos.
Depois de um primeiro tempo de poucas emoções, muito nervosismo, faltas em excesso e domínio por parte dos donos da casa, a partida se transformou, na etapa final, em uma “batalha” épica. A estratégia do técnico Jorge Sena foi segurar o time na defesa e explorar os contra-ataques. Assim o Esporte Clube São João da Barra montou duas linhas de quatro jogadores – uma na defesa e outra na intermediária, capazes de suportar a pressão dos donos da casa.
Jogando desfalcado do meio campo Rondinelli (machucado), do cabeça-de-área Jhony e do lateral Anderson (expulsos na primeira partida contra o Serra Macaense), o técnico optou por armar um time de contenção, com Leandro Sena tendo a responsabilidade de ajudar na defesa e armar os contragolpes. Pablo e Juninho, também orientados a marcar, principalmente o avanço dos laterais, ficaram mais à frente. Enquanto o Serra Macaense pressionava e tinha mais posse de bola, já no primeiro tempo o São João da Barra demonstrava bom posicionamento e oferecia perigo nos contra-ataques.
Com um jogo nervoso e truncado, o árbitro Phillip George Benetti foi rigoroso, marcando os lances em cima. Aos 31 minutos do primeiro tempo, iniciou a distribuição de cartões amarelos (ao todo foram sete), após falta de Léo (do Serra) sobre Juninho (do São João da Barra). O péssimo estado do gramado não contribuía para que a bola corresse e o jogo fluísse. Apesar de muito movimentada e corrida, a disputa se concentrava na intermediária do São João da Barra, mas sem oferecer perigo à meta de Gláucio. Nos contra-ataques o time visitante era mais contundente.
Apenas no final do primeiro dois lances importantes: aos 40 minutos o Serra Macaense reclamou pênalti, em jogada normal, após confusão dentro da área do Esporte Clube São João da Barra. O lance prosseguiu e Trindade desviou com risco à meta de Gláucio, após cruzamento de Vandinho. Aos 43 minutos, Pablo (Serra) recebeu cartão amarelo por falta em Felipe Daniel. Leandro Sena cobrou e a bola ficou na barreira. O primeiro tempo terminou aos 46 minutos, com apenas um de acréscimo.
As duas equipes retornaram sem alterações para os 45 minutos finais. Jorge Sena orientou seu time a sair para os contra-ataques com a bola trabalhada de traz, aproveitando o buraco deixado pelo adversário com o avanço dos laterais. Logo no início percebia-se um posicionamento ainda melhor do visitante, dando a impressão de que o gol era uma questão de tempo. De fato foi do Esporte Clube São João da Barra a primeira jogada de perigo: após falta cobrada da esquerda por Leandro Sena, Juninho tentou de cabeça. Na sequência o Serra Macaense chegou a marcar um gol, mas o árbitro já havia apitado falta do ataque.
Aquela altura o São João da Barra estava melhor em campo, embora tivesse menos posse de bola. Trabalhando as jogadas com mais consistência, os visitantes foram novamente ao ataque aos nove minutos, após cobrança de falta de Nirley. Leandro Sena tentou o cruzamento, mas foi travado pela zaga. Na cobrança de escanteio, novo corte e novo corner. Dessa vez Leandro levantou na área, mas a zaga afastou. Sassá pegou o rebote e cruzou na altura da pequena área. O zagueiro Nirley chegou de traz cabeceando forte e obrigando o goleiro Eduardo a fazer grande defesa.
O lance foi o de maior polêmica na partida. Alguns jogadores do São João da Barra pediram gol, alegando que a bola foi tirada de dentro da meta, embora estivesse no alto. O juiz olhou para o bandeirinha e a jogada prosseguiu. Até mesmo alguns torcedores do Serra Macaense confirmaram que a bola chegou a cruzar por completo a linha do gol.
Precisando buscar o resultado o Serra Macaense sentiu a responsabilidade e tentou pressionar novamente o juiz, aos 15 minutos, reclamando outro pênalti após uma dividida dentro da área. Na sequência, Pablo (do São João da Barra) levou cartão amarelo por reclamação. A marcação de Joelzinho sobre Victor Boleta, principal jogador do Serra Macaense, dava resultado. O time da casa não construía jogadas consistentes, mas aos 18 minutos o camisa 10 e capitão do Serra obrigou o goleiro Gláucio a fazer a primeira de uma série de grandes defesas.
Na parada técnica, aos 20 minutos do segundo tempo, um susto para o técnico Jorge Sena: Leandro, que vinha de desdobrando na defesa e organizando as jogadas ofensivas, sentiu a virilha. Enquanto Jorge Sena pedia mais rapidez nos contra-ataques, explorando a velocidade de Baianinho, que entrara no lugar de Pablo, Leandro se recuperava. As orientações de Sena deram resultado. Aos 23 minutos, mais uma jogada de perigo do São João da Barra: Sena invadiu pela esquerda e cruzou. Baianinho completou. A bola passou perto.
A partir dos 28 minutos da etapa final o Serra Macaense iniciou uma saraivada de ataques contra o Esporte Clube São João da Barra. Foi aí que brilhou a estrela do goleiro Gláucio, responsabilizado pela única derrota sofrida pelo time sanjoanense nos cinco confrontos contra o Serra Macaense, neste campeonato. Precisando vencer a qualquer custo, o time da casa trocou a tática pelo desespero e lançou os dez jogadores de linha ao ataque. Aos 35 minutos do segundo tempo, somente o goleiro Eduardo permanecia no campo de defesa.
Na base do desespero o Serra Macaense foi para cima do adversário e o goleiro Eduardo passou a cobrar as faltas na intermediária, lançado a bola sobre a área do Esporte Clube São João da Barra. Enquanto isso as defesas de Gláucio garantiam a igualdade no placar. Aos 37 minutos Victor Boleta cobrou escanteio, a bola chegou até Tortinho, que substituíra Vagner, e este chutou forte, para a defesa em dois tempos do goleiro sanjoanense.
Apesar da pressão, os visitantes mantiveram a calma e o posicionamento. Isso foi fundamental para aos 39 minutos, após falha do zagueiro Pablo, Baianinho novamente ameaçar o time da casa, acertando o travessão. A sequência da jogada resultou em nova defesa difícil de Gláucio, dessa vez no ângulo, evitando o gol de Tortinho, que levaria a partida para as cobranças de tiro livre direto. Tortinho, que entrou para forçar as jogadas pelas laterais, enfernizava a defesa sanjoanese, mas aos 45 minutos, em novo contra-ataque, o São João da Barra, por pouco, não marca. Baianinho fez boa jogada pela extrema direita e cruzou. Ninguém apareceu para empurrar a bola para o gol vazio. Sassá, em condições de marcar, foi “calçado” dentro da área, mas o juiz não anotou a penalidade.
Os quatro minutos de acréscimo, concedidos pelo juiz, deram gás ao time da casa, que exercia pressão total. Novamente Tortinho, aos 47 minutos, obrigou Gláucio, a fazer grande defesa, possivelmente a mais difícil do jogo. Após cruzamento o atacante testou à queima-roupa no contra-pé do goleiro, que se esticou todo e operou um novo milagre, salvando o time. Aos 48 minutos, Gláucio, que pedia o fim da partida, levou cartão amarelo por demorar a colocar a bola em jogo. No fim dos acréscimos, outro escanteio a favor do Serra, mas zaga afastou o perigo e o juiz encerrou a partida. Empate na casa do adversário classificando o Esporte Clube São João da Barra para a Segunda Divisão Estadual de Profissionais.

Serra Macaense 0 X 0 Esporte Clube São João da Barra

Serra Macaense: Eduardo; Léo (Thiaguinho), Santos, Pablo e Vágner (Tortinho); Reis, Vandinho, Viana e Victor Boleta; Trindade e Leni (Pardal). Técnico: Júlio Cezar.

São João da Barra:
Gláucio; Ruan, Nirley, Sassá e Kaíque; Felipe Daniel, Juninho (Rodrigo), Joel e Leandro Sena; Jefinho e Pablo (Baianinho). Técnico: Jorge Sena.

Arbitro: Phillip George Benetti.
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Corrêa e Marcelo Oliveira.
Cartões Amarelos: Léo, Pablo e Viana (Serra Macaense); Gláucio, Sassá, Felipe Daniel e Pablo (Esporte Clube São João da Barra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário