sexta-feira, 12 de março de 2010

Conhecendo um pouco do primeiro adversário

  Tradicional agremiação esportiva da Baixada Fluminense, o Heliópolis, fundado a 1 de Maio de 1950, localiza-se no bairro de mesmo nome em Belford Roxo. Estreou no profissionalismo em 1983, ao participar do Campeonato Estadual da Terceira Divisão de Profissionais do Rio de Janeiro.
Fachada do Heliópolis Atlético Clube


Em 1994, fica em primeiro lugar em seu grupo, se classificando para a fase final, à qual fica em quinto lugar. O campeão e vice foram respectivamente Goytacaz Futebol Clube e Nova Iguaçu Futebol Clube.
Em 1995, a Segunda Divisão (na prática, a Terceira) se torna Módulo Intermediário. O clube alvi-anil de Belford Roxo, é apenas o oitavo em seu grupo. No mesmo ano participa também da Copa Rio, ficando em quarto lugar em seu grupo, não chegando à fase seguinte. Participa da Copa Rio, grupo 4, seção Interior, mas é eliminado na primeira fase ao ficar na quarta colocação, última, na sua chave, atrás de Barra Mansa Futebol Clube, Nova Iguaçu Futebol Clube e Mesquita Futebol Clube.
Estádio José de Alvarenga

José Bento da Silva (Bento Kojak), vice-presidente e fundador do Heliópolis Atlético Clube

Em 2005, se licencia novamente das competições. Volta em 2006, na Terceira Divisão. É o segundo em sua chave, atrás somente do Esporte Clube Nova Cidade. Na fase seguinte é eliminado em jogos de ida e volta pelo Resende Futebol Clube, que começava a sua trajetória vitoriosa rumo à Primeira Divisão.
Em 2007, se licencia das competições profissionais. Volta em 2009 para a disputa da Terceira Divisão de Juniores, competição à qual não consegue a classificação para a segunda fase. Participa da categoria profissional do Campeonato Estadual da Terceira Divisão, conseguindo a classificação para a segunda fase, ao se habilitar em seu grupo na segunda colocação, atrás somente do Clube Atlético Castelo Branco, superando Rubro Social Esporte Clube, Clube de Futebol Rio de Janeiro e o estreante Esporte Clube Marinho. Na segunda fase, faz campanha irregular e não consegue marcar um único gol, empatando três partidas seguidas em 0 a 0. Se classificam nessa fase Santa Cruz Futebol Clube e Leme Futebol Clube Zona Sul, ficando o Heliópolis e o Bela Vista Futebol Clube eliminados da competição.
Possui sede social e seu estádio, o José de Alvarenga, tem capacidade para aproximadamente 4.000 pessoas.
Entre os seus fundadores se destacam Jonas Bento da Silva, seu filho, o professor José Bento da Silva (Bento Kojak), além de Humberto Flutuoso. Todos eles são figuras atuantes na agremiação, que personificam a tradição do único representante da cidade atualmente no profissionalismo.
O clube deverá se fazer presente, em 2010, na Terceira Divisão do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário